Rua Des. Benvindo Valente, 380, São Francisco, Curitiba | 41 3077-0022
Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

Você sabe quem foi Tiradentes?

Você sabe quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte.

De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”. Apesar da pouca instrução, ele era um republicano convicto.

O movimento dos inconfidentes, organizado em 1788, foi consequência do contato dos colonos brasileiros com os ideais iluministas divulgados na Europa, que haviam, por sua vez, inspirado o movimento de independência dos Estados Unidos.

A imagem de Tiradentes como herói foi construída com a Proclamação da República. O dia de sua execução, 21 de abril, foi estabelecido como feriado, e sua imagem passou a ser retratada, muitas vezes, parecida com a de Cristo crucificado, uma forma de relacionar Tiradentes como mártir e herói.

Todas as notícias


Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

UNILUTUS CNPJ 73.318.677/0001-46 © Todos os direitos resevados | Por: Agência Nectarina