Rua Des. Benvindo Valente, 380, São Francisco, Curitiba | 41 3077-0022
Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

Você sabe a origem do dia das crianças?

Você sabe a origem

do dia das crianças?

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. No Brasil, a data foi criada em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes.

O registro da lei feito na época afirmava que: “Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”. Por quase quatro décadas, entretanto, a data passou meio desapercebida, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo. 

A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças. A iniciativa foi um sucesso. Outros varejistas aproveitaram a onda e a ação, rebatizada nos anos seguintes de “Semana da Criança”, se tornou uma das principais datas comerciais do calendário brasileiro. 

Apesar de o Dia das Crianças ser celebrado no dia 12 de outubro, essa data comemorativa não tem nenhuma relação com o feriado nacional decretado nesse dia. O feriado que existe nacionalmente em 12 de outubro está relacionado com Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Esse dia tornou-se feriado com a lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980, sancionada pelo presidente militar João Figueiredo.

Todas as notícias


Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

UNILUTUS PRESTADORA DE SERVICOS E ADMINISTRACAO LTDA - CNPJ 73.318.677/0001-46 © Todos os direitos resevados | Marketing Unilutus