Rua Des. Benvindo Valente, 380, São Francisco, Curitiba | 41 3077-0022
Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

Como lidar com o luto nas festas de final de ano

Como lidar com o luto

nas festas de final de ano

O final de ano se aproxima, momento de pensar no Natal e Ano Novo, a tradicional época de confraternização. É hora de fazer um balanço sobre o ano que está terminando, com suas perdas e ganhos, momento de poder voltar a se reunir em família, de celebrar a vida.

Mas para aqueles que vivenciaram mais recentemente a perda de alguém próximo, como lidar com o luto nas comemorações de final de ano? Apesar das nossas perdas, a vida continua, e podemos pensar na forma como os que já se foram, gostariam de comemorar as festas de final ano. E isso pode ser feito por eles e por aqueles que estão ao nosso redor, nos apoiando e acolhendo.

Apesar da tristeza, o luto pode ser visto por outro ângulo, de um modo mais positivo, como sentimento de gratidão à vida, e pela oportunidade de poder ter convivido com alguém especial. Esse pode ser o momento de homenagear aquele que já se foi.

Para isso, seguem algumas dicas, lembrando que as lembranças devem estar voltadas à momentos alegres, compartilhados, caso contrário poderá trazer sofrimento, não se recomendando, neste caso:

Boas recordações, podem ser revividas, ao se olhar fotos daqueles que partiram; visitar locais que costumavam frequentar juntos; usar objetos pessoais; brindar pela vida e biografia da pessoa falecida; servir aos convidados a bebida e/ou prato favoritos de quem já se foi; realizar decoração que possa lembrar o seu ente querido; ouvir as músicas favoritas da pessoa; conversar com amigos e/ou familiares sobre o que está sentindo nesta época tão especial do ano, são alguns exemplos.

Tenho certeza que, cada um, encontrará o seu próprio modo de passar por este período especial do ano. Entretanto, imprescindível que, cada um estabeleça o seu próprio limite de comemorações.

Espero que estas recomendações possam te auxiliar, no novo normal que todos nós estamos buscando. Que possamos relembrar daqueles que não estão mais junto de nós com uma saudade gostosa.

Boas festas e um 2022 com muitos sonhos e esperanças!

Solange C. B. Wiegand
Psicóloga CRP 3266/08, Mestre em Bioética PUCPR, Doutoranda em Teologia PUCPR.

Todas as notícias


Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

UNILUTUS PRESTADORA DE SERVICOS E ADMINISTRACAO LTDA - CNPJ 73.318.677/0001-46 © Todos os direitos resevados | Marketing Unilutus