Rua Des. Benvindo Valente, 380, São Francisco, Curitiba | 41 3077-0022
Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

Aniversário de Curitiba, conheça um pouco da sua história

Um pouco da história de Curitiba

no seu aniversário de 328 anos.

Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, hoje mundialmente conhecida como Curitiba.

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, determinando aos habitantes que tivessem cuidado com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.

Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território.

Hoje, completando 328 anos, deixamos aqui nosso carinho e respeito pela linda capital do nosso estado, que nos enche de orgulho.

Todas as notícias


Quer ser associado? Nós ligamos pra você!

UNILUTUS CNPJ 73.318.677/0001-46 © Todos os direitos resevados | Por: Agência Nectarina